Como criar uma senha fácil e segura

Em poucos passos é possível criar códigos muito seguros para proteger suas contas na internet.

Mesmo com as constantes notícias sobre invasões de contas e ataques hackers a diversos sites – que incluem roubos de informações sigilosas –, ainda há uma grande gama de internautas que protegem seus perfis, emails e outros cadastros com senhas muito fáceis de serem quebradas. Palavras óbvias e sequências de números ainda são as mais utilizadas em todo o mundo.

Você já viu aqui mesmo no Tecmundo que utilizar senhas de fácil memorização (como “baixaki eh legal”) pode ser muito mais eficaz do que palavras-passe complexas como “j@4xD”. No infográfico que ilustra este artigo, trouxemos algumas dicas muito úteis de como fazer para criar uma senha simples, segura e que possa proteger suas contas com qualidade.

O que não fazer?

Lembre-se de que sua senha não pode ser óbvia. Caso ela seja, certamente você não será o único que conseguirá acessá-la. Esse tipo de código não sofre tanto com ataques de robôs programados para testar milhares de senhas por minuto, mas pode ser quebrado por pessoas mal-intencionadas que já conhecem as vítimas.

Sequências também não devem ser utilizadas, mas pelo motivo contrário ao mostrado acima. Outras pessoas dificilmente conseguirão decifrar uma senha como “zxcvbnm”, mas qualquer software programado para a quebra de códigos terá resultados em poucos minutos. Para você entender melhor, há três tipos principais de ataques hacker:

  • Força bruta (robôs que fazem combinações de letras);
  • Palavras comuns (utilizando apenas palavras reais);
  • Ataque de dicionário (envios de tentativas com até 500 mil palavras existentes nos dicionários).

Fonte: tecmundo

Sobre Thiago Gamito
É comunicador, músico, eco-chato, provocador, meio nerd e maníaco por compartilhar. Esta sempre pronto para um apocalipse zumbi ou uma invasão alienígena.

Fazer um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: