O que você come, bebe, veste, clica, curti, usa?

Inauguro minha participação entre os share maníacos para falar sobre você. Sem querer parecer agressivo. Você que há tempo tem sido influenciado pelo poder do marketing. Na alimentação, na forma de se vestir, nos sites que acessa e nos lugares que freqüenta.

Mas, desde tempos temos o hábito de copiar para ser, para fazer parte de um grupo, para nos sentirmos incluídos. Será que a influência do marketing existe antes mesmo da sociedade de consumo? Acredito que sim.

Vamos lembrar das aulas de histório.  Mesmo com a ausência de marcas, produtos ou estratégias de marketing bem sucedidas e da sociedade tal qual a conhecemos, os seres humanos buscam uma identidade própria, seja pela competição, pela demonstração de força ou mesmo pela sobrevivência. Desde os primatas que saíam por necessidade, buscavam o sustento de sua família e precisavam competir num ambiente extremamente selvagem.

Hoje, o homem moderno busca competir para sobrepor-se aos demais, também num ambiente de selvageria. Mas, mais do que isso, ele quer se encontrar. Usa o marketing como ferramenta poderosa e seu grande aliado… do seu ego. Quando bem pensado pode trazer algo bom ao consumidor: a liberdade de escolha.

O consumidor sabe o que quer, mas nem sempre o que precisa. Portanto nos são empurradas roupas, comidas, produtos e marcas que podem nos traduzir como pessoa importante, útil para a sociedade. Mesmo que inconsciente, quem não quer ser algo mais? Quem não quer ser relevante pra alguém ou pra muitos?

Atento ao que como, bebo, visto ou uso percebo minha identidade nesta sociedade onde o marketing influencia, rege e domina as atitudes e forma personalidades. A sua identidade pode dizer muito sobre quem você é e de que você faz parte.

Sobre Ale Rodriguez
PP inspirado em compartilhar informações, ideias, tendências em que acredito. Maníaco por natureza, quando o assunto é música, cinema e marketing.

Fazer um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: