Usar o celular na Coreia do Norte é crime de guerra

Um decreto da Coreia do Norte adverte que não sejam utilizados celulares no país durante o período de cem dias, em luto pela morte do ditador Kim Jong-il. Os cidadãos norte-coreanos que forem contra serão considerados  “criminosos de guerra”, e receberão punições como tais.

Kim_Jong-il_dies___2088536bNorte-coreanos estão proibidos de usar celular durante o luto de Kim Jong-il (Foto: Divulgação)

Além disso, o “alerta” prevê que as mesmas medidas serão aplicadas aos que tentarem desertar para a China. Algumas fontes de notícias internacionais e os poucos coreanos que conseguem enviar informações de dentro do país, pelas redes sociais e microblogs, relatam que a alimentação está escassa, e que aumentou o número de pessoas que tentam atravessar a fronteira para a China.

Aqueles que forem pegos tentando fugir da pobreza e opressão política estabelecida pelo governo da Coreia do Norte, ou que forem detidos na China e mandados de volta para o país, serão enviados para campos de concentração e trabalho pesado. Os reincidentes na tentativa de deserção são executados.

Essas foram as medidas que o governo da Coreia do Norte encontrou para evitar o êxodo. Quem emitiu o alerta foi o Partido dos Trabalhadores, que possui o poder no país, para garantir a estabilidade e a governabilidade de Kim Jong-un, filho de Kim Jong-il.

O governo teme que, com a morte do presidente, a agitação pública se inicie. Tais manifestações podem ser organizadas por celulares e smartphones, como aconteceu em países do Oriente Médio recentemente.

Fonte: Telegraph

Sobre Thiago Gamito
É comunicador, músico, eco-chato, provocador, meio nerd e maníaco por compartilhar. Esta sempre pronto para um apocalipse zumbi ou uma invasão alienígena.

Fazer um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: