SOPA – infográfico

Todo mundo só fala da SOPA, inclusive hoje é dia de alguns “apagões” como forma de protesto.

Entenda um pouco mais sobre isso.

O Google anunciou ontem que vai se unir à Wikipédia e ao site de notícias sociais Reddit em um protesto planejado para essa quarta-feira. A gigante da web é mais uma das empresas que vão tentar conscientizar seus usuários sobre a proposta de lei americana Stop Online Piracy Act, que pode causar um estado de censura prévia na web.

Google (Foto: Divulgação)A proposta, também conhecida como SOPA, vai fazer bem mais do que somente tentar impedir a pirataria. Com ela aprovada e em ação, empresas que atuam de alguma forma na internet terão de monitorar o que seus usuários publicam e serão diretamente responsáveis pelo conteúdo que eles disponibilizam, dentre outras coisas. A lei recebeu um forte lobby no congresso americano principalmente de representantes de grandes estúdios de filmes e música, que são os principais interessados na sua aprovação.

Para que os americanos entendam o perigo da proposta, caso seja aprovada, a versão em inglês da Wikipédia, o famoso e influente blog americano BoingBoing e a página principal do site Reddit ficarão fora do ar durante 12 horas nessa quarta-feira. O Google, por sua vez, planejou algo menos drástico para o protesto: vai mostrar um link na sua página inicial falando do SOPA e do por que ela é uma má ideia.

O Google não divulga quantos pageviews diários tem na sua página inicial, mas por ser o mecanismo de busca mais usado no planeta, é bem provável que o protesto tenha algum impacto. Já a Wikipedia em inglês tem estimados 25 milhões de pageviews diários, segundo a comScore.

Sobre Thiago Gamito
É comunicador, músico, eco-chato, provocador, meio nerd e maníaco por compartilhar. Esta sempre pronto para um apocalipse zumbi ou uma invasão alienígena.

One Response to SOPA – infográfico

  1. Pingback: A ilusão de escolha « Share Maniacs

Fazer um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: