O dia em que a internet apagou

Hoje, definitivamente, é uma das datas mais marcantes na internet. Os principais sites da web estão lutando para proteger a própria rede do SOPA e o PIPA – dois grandes projetos de lei que ameaçam mudar tudo o que a internet é e representa. Caso você ainda não saiba muito bem sobre o que se tratam essas duas siglas e quais são seus perigos, aqui a gente explica tudo bonitinho.

Como o SOPA e o PIPA podem realmente prejudicar a internet e, consequentemente, grandes empresas e sites que trabalham com isso, vários gigantes e entusiastas da web resolveram se posicionar contra. Pra você ter uma noção de como estão essas lutas ao redor da web, resolvemos dar uma compilada dos principais protestos dos maiores sites:

REDDIT

Um dos maiores berços da cultura de internet, replicador de virais e memes, o Reddit é um dos principais sites da internet inteira. Quem entrar no Reddit hoje, vai encontrar um site preto, cheio de links para se informar e protestar.

WIKIPÉDIA

Até ela, que já te salvou milhões de vezes, também é uma das principais organizações contra o SOPA. A versão em inglês do site também resolveu aderir ao blackout e a mensagem que eles deixam é bem clara:

“Por mais de uma década, nós gastamos milhões de horas construindo a maior enciclopédia da história humana. E, exatamente agora, o Congresso dos EUA está considerando um projeto de lei que pode danificar a internet livre e aberta. ”


 GOOGLE

O Google ainda não fez apagão, mas deixou um simples link na página principal da versão americana do site. Ela te direciona para uma hotpage especial feita especialmente pra lutar contra o SOPA, com um PDF explicando tudo bonitinho e uma petição para enviar ao Congresso dos EUA.

DIGITFREAK

É um enorme portal de notícias de tecnologia e internet nos EUA. E também tá fazendo blackout de 100%, com um link pra você também enviar sua petição ao Congresso Americano.

WIRED

A maior revista e site de cultura web do mundo fez um semi-apagão animal. O site tá todo censurado, com tarjas pretas em cima de tudo, chamando a atenção das pessoas pra também assinarem a petição contra o SOPA

EXPLOSM

Pra você ter uma noção de como o SOPA e o PIPA podem prejudicar qualquer tipo de site, até o Explosm, que faz aquelas tirinhas do Cyanide and Happines, fez apagão. Sim, o humor e o entretenimento de internet podem ser prejudicados pela própria indústria do entretenimento offline.

WORDPRESS

Uma das plataformas mais populares de blogs pelo mundo inteiro também fez apagão. É claro que os blogs que usam o WordPress continuam funcionando normalmente, mas a home deles não.

THE OAT MEAL

Outro site genial e importantíssimo para a cultura de internet. Eles aderiram ao blackout criando o GIF mais genial do dia e que resume bem o SOPA:

IMGUR

A Clara Gomes, nos lembrou de outro site gigante que aderiu legal aos protestos. O Imgur é um dos maiores do mundo em compartilhamento de imagem. Mas, hoje, qualquer imagem que você abrir lá, aparecerá isso:



4CHAN

O Ero André, também nos lembrou dos protestos no 4Chan, que simplesmente é o berço da maioria dos memes e dos Anonymous. O pessoal de lá já está discutindo e se posicionando contra o SOPA faz tempo. Hoje, tudo o que as pessoas postam, também será censurado por uma tarja preta.

VÁRIOS OUTROS SITES

O @Teo nos lembrou desse link, que mostra vários outros sites que estão protestando contra o SOPA. Se quiser, você também pode participar da causa com os caras.

Fonte: YouPix

Sobre Thiago Gamito
É comunicador, músico, eco-chato, provocador, meio nerd e maníaco por compartilhar. Esta sempre pronto para um apocalipse zumbi ou uma invasão alienígena.

One Response to O dia em que a internet apagou

  1. Pingback: A ilusão de escolha « Share Maniacs

Fazer um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: