R$ 18 milhões à quem inventar o tricorder de Star Trek

O dispositivo médico deve ser portátil e diagnosticar no mínimo 15 doenças.

Será que em breve teremos parte da tecnologia deles?

Durante a CES 2012, a premiação Qualcomm Tricorder X Prize anunciou que vai pagar um prêmio de 10 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de reais, de acordo com a cotação atual) para quem desenvolver um aparelho com função semelhante à do tricorder – um diagnosticador portátil visto na série Star Trek.

Desse modo, a empresa exige que a invenção seja leve o bastante para ser transportada facilmente, podendo pesar, no máximo 2 kg. Além disso, o dispositivo deve ser capaz de interpretar e medir sinais de saúde de uma pessoa e, por meio disso, conseguir diagnosticar pelo menos 15 doenças.

Enquanto o tricorder ainda não saiu da ficção científica, Jeremy Nicholson, o diretor do departamento de cirurgia e câncer do Imperial College de Londres, afirma que já existem aparelhos capazes de medir traços químicos causados por diferentes doenças em pacientes.

O grande desafio, no entanto, é fazer com que essa tecnologia possa ser utilizada em dispositivos portáteis. Afinal, as máquinas capazes de realizar essa tarefa têm o tamanho de um automóvel pequeno, aproximadamente.

Eu presquisei e achei um infográfico do tricorder.

Fonte: Tecmundo

Sobre Thiago Gamito
É comunicador, músico, eco-chato, provocador, meio nerd e maníaco por compartilhar. Esta sempre pronto para um apocalipse zumbi ou uma invasão alienígena.

Fazer um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: