Breve Glossário de MEMEs (inglês – português)

A matéria foi feita pelo Kaluan Bernardo e saiu no YouPix (o site é tipo uma curadoria da cultura wébica)

Teóricos do youPIX indicam quem 2011 foi o ano do meme e que 2012 mantém essa linha. Nunca se curtiu tantos memes no Brasil, principalmente as Rage Faces. Explodiram vários blogs de tirinhas, surgiram várias páginas de humor com memes no Facebook e vários brasileiros começaram conhecer sites como o 9Gag.

Nós somo grandes em termos de cultura de internet, mas ainda não somos completamente independentes. Muito dos memes que se espalham no Brasil são “importados”, traduzidos e adaptados de outros países. Mesmo assim eles ainda têm muita força por aqui e se viralizam pra caramba. Por isso, resolvemos pegar algumas das principais traduções e adaptações de memes que rolam aqui:

// VOMITAR ARCO ÍRIS = PUKE RAINBOW

O melhor meme para falar de coisas fofas nasceu antes nos EUA em um post de um blogueiro que contava que comeu doces coloridos e vomitou arco-íris (a história completa você pode ver aqui). E pra quem gosta de coisas cutes, até existe o sensacional vomitandoarcoiris.com.


// DORGAS = STONER DOG

Na verdade são dois memes diferentes que nasceram de jeitos diferentes. O dorgas é legitimamente brasileiro, enquanto o stoner dog vem de uma imagem postada em fóruns russos. O que importa é que ambos são chegados em uma marijuana 😛


// LOL JESUS = JESUS MANERO

Desde 2006 existe o blog LOL Jesus, que faz piadinhas bíblicas e todo tipo de humor profano. Em 2010 @vyktorb criou o Jesus Manero com o seu tumblr  e modo de falar mais ~diferentes~ e malandros 😛

// FUCK THAT GUY = FODA-SE ESSA MERDA

Esse é uma das Rage Faces mais populares (e também das mais legais). Pra quem não sabe, ela é baseada no rosto de um chinês e, sinceramente, acho que a tradução pro português até faz mais sentido.


// MOTHER OF GOD = MÃE DE DEUS  E   Y U NO GUY = “PORQUE”

Várias Rage Faces que foram traduzidas ao pé da letra e que se tornaram bem populares tanto no Brasil quanto no resto do mundo.

// DEPRESSION DOG = CÃO DA DEPRESSÃO

O Depression Dog nasceu em 2007 no 4Chan e se espalhou pelo resto do mundo, principalmente o Brasil. Quem abraçou o cão melodramático foi o @luide, que criou o tumblr e o @caodadepressao no Twitter, dando origem a vários outros perfis depressivos.


// PARTY HARD = FESTA DURO

Esse tem origem em uma música gringa chamada Party Hard e é usado sempre pra falar de algo daora (veja aqui). Nós aqui no Brasil resolvemos trazer e traduzir o meme ao pé da letra (veja como chegou ao Brasil) e fazer dele um lema de vida, principalmente nas sextas-feiras.


// INTERNET HUSBAND = MULHER DE BLOGUEIRO

Apesar de os nomes serem meio diferentes é tudo a mesma coisa. Ele ficou conhecido no Reddit, onde a galera até começou a chamar de Redditors wife. Novamente, o amigo @luide resolveu adaptar e trazer pro Brasil com o nome de “Mulher de blogueiro”. Dá uma olhada na série que ele fez.

// COURAGE WOLF = LOBO DA CORAGEM

O meme mais motivacional da internet. Se todos nós seguissimos esse lobo, viveriamos em uma nação de Chuck Norris. Lá na gringa ele é conhecido principalmente por causa das montagens que fazem com a imagem. Aqui no Brasil, ele ficou famoso no Twitter @LOBO_DA_CORAGEM que, infelizmente, está abandonado. E, sim, ele é o símbolo da nossa Memepedia \o/

// BUTTHURT DWELLER = GORDO GRANUDO

O mais nerd da internet. Baseado na imagem de um finlandês que parece nunca ter saído da frente do PC. Aqui no Brasil ele chegou como Gordo granudo e pode ser encontrado no Twitter, no Facebook e em vários blogs com imagens.


// NEIL DEGRASSE TYSON REACTION = UI

De todas as traduções dessa lista, acho que essa é a mais sem noção. Esse meme  que está em todos os blogs de tirinhas e páginas do Facebook, com um “UI, ele ____” na verdade é uma versão brasileira desse meme gringo. O original normalmente vem com a frase “Watch out guys, we are dealing with a badass over here” e é baseado em um vídeo do Neil deGrasse,  um astrofísico famosão.


Agora, a pergunta que não quer calar: você é a favor de nós traduzirmos memes e importá-los? Ou acha que deveríamos usar só o que é nosso? Responda nos comentários!!!

Sobre Thiago Gamito
É comunicador, músico, eco-chato, provocador, meio nerd e maníaco por compartilhar. Esta sempre pronto para um apocalipse zumbi ou uma invasão alienígena.

Fazer um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: