João Andante, Keep walk

A holding Diageo, dona da marca Johnnie Walker no Brasil, abriu processo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) contra a cachaça João Andante, acusando-a de imitação da marca, segundo ela, avaliada em US$ 3,5 bilhões.
Mas o processo gerou publicidade para a cachaça e fez suas vendas dispararem. Nas últimas duas semanas, os pedidos feitos via e-mail já chegam a mil garrafas. Até então, as vendas eram de apenas 200 garrafas por mês.
“Os pedidos estão aumentando muito e nós sempre trabalhamos com margem e volume pequenos”, disse Gabriel Lana, 25, um dos donos.
Antes de mais nada, que tal conhecer as duas marcas?
E agora, que tal comparar as EMBALAGENS?
Matéria do Estado de Minas
Agora vamos analisar o caso sob o prisma das marcas, ou seja, do INPI:
1 – Colidência fonética: Johnnie Walker (djoni ualquer)  x João Andante – não existe possibilidade de colidência fonética.
2 – Colidência dos elementos gráficos (lettering = fonte): não existe similaridade entre o lettering ou no fluxo/ritmo/inclinação deste.
3 – Colidência dos elementos figurativos: Johnnie Walker – apresenta um aristocrata trajando fraque (elemento característico em ilustrações aristocratas), cartola, bengala, gravata borboleta e botas. João Andante – apresenta um andarilho (leia-se mendigo) com chapéu de aba larga, talvez botas (não é identificável) e um cajado com uma trouxa de pano amarrado na ponta (elemento característico em ilustrações de mendigos/andarilhos).
4 – Classe/Produtos: ambas as marcas são para bebidas alcóolicas destiladas.
5 – Confusão ou Associação: é praticamente IMPOSSÍVEL que haja, por parte dos clientes, especialmente os da marca Johnnie Walker qualquer confusão ou associação entre as marcas, visto que, apesar de ser uma paródia, João Andante utiliza elementos OPOSTOS à marca Johnnie Walker, tanto na tipologia, quanto na iconografia  e cores.
Em resumo, como marca, não há a menor chance de que o Whisky Johnnie Walker impeça o registro da marca da cachaça João Andante.
Deixe sua opinião nos comentários!
Fonte: TuDiBão

Sobre Thiago Gamito
É comunicador, músico, eco-chato, provocador, meio nerd e maníaco por compartilhar. Esta sempre pronto para um apocalipse zumbi ou uma invasão alienígena.

Fazer um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: