Os memes do ano
dezembro 9, 2011 Deixe um comentário
Pra você que como eu vive na “memelândia” eu to postando esta matéria que vi no site oglobo.
Até pouco tempo ninguém sabia o que eram, mas 2011 foi definitivamente o ano deles

Rebecca Black: ‘Friday’ é a melhor música ruim de 2011DIVULGAÇÃO / AGÊNCIA O GLOBO
Não se sabe muito bem como eles surgem ou como ganham popularidade, até que, de repente, todo mundo está falando a mesma coisa. Um meme é uma espécie de piada interna que todo mundo compartilha: pode ser uma imagem, um vídeo, uma gíria ou qualquer outra coisa que se espalhe com facilidade. O termo original, cunhado por Richard Dawkins, indica “uma unidade de evolução cultural que se propaga de indivíduo para indivíduo”, mas hoje em dia é usado simplesmente como sinônimo de viral.
No site Youpix, o professor Fernando Fontanella, que escreve uma tese de doutorado em memes pela UFPE e é professor de Comunicação da PUC-PE, explica:
“Durante muitos anos os memes foram quase sempre piadas internas — a própria internet era uma cultura muito restrita e autorreferente. Mas acho que a tendência é essa perspectiva cair por terra à medida em que a rede fique mais cotidiana. (…) A parte anárquica que nos cabe acaba sempre sendo a mais interessante, partilhando um tipo de humor alternativo, sagaz e louco, que transforma o “tosco” em “inteligente”.
FOREVER ALONE: Assim como o Troll e outras Rage Faces, ele nasceu no final do ano passado, mas 2011 foi o ano em que realmente bombou. Em um mundo cada vez mais individualista, forever alone…
HOJE É DIA DE ROCK, BEBÊ: A entrevista mágica que Christiane Torloni deu, digamos, um pouco alterada virou bordão no país inteiro, camiseta na Saara e sinônimo de curtição.
LUISA MARILAC: Emplacar QUATRO memes em um só vídeo: não é pra qualquer um! Luisa Marilac é a maior webcelebridade de 2011, o travesti mais famoso do Brasil!
NYAN CAT: Um gato com corpo de torrada voa pelo espaço e faz um arco-íris ao som de uma música irritante e repetitiva. Mais de 5 milhões de visualizações no YouTube.
PEPPER SPRAYING COP: O policial do spray de pimenta viralizou e surge todos os dias na web: ele atinge Kanye West, e é estrela em “Guernica”, de Picasso.
MAMILOS: Um dos maiores memes do ano foi um vídeo em que um adolescente de 16 anos diz que vai falar sobre algo controverso e… mostra seus “MAMILOS!”.
‘SOU F…’: “Eu, eu sou sinistro!” Com mais de 4 milhões de views e um sem-número de mash-ups e versões, o funk dos Avassaladores foi um dos maiores webhits do ano.
CLASSE MÉDIA SOFRE: O tumblr é um excelente retrato da classe, que acha i-na-cei-tá-vel o novo padrão das tomadas e fica re-vol-ta-da quando o sinal da internet cai. E só.
REBECCA BLACK — ‘FRIDAY’: Uma garota de 13 anos cantando uma música péssima, toda trabalhada no autotune, sobre sexta-feira e o fim de semana.
‘QUE DESELEGANTE!’: Assustada com uma invasão em uma reportagem, a apresentadora da TV Globo Sandra Annenberg cunhou um dos bordões do ano.
Fonte: oglobo