As tecnologias que devem pautar nosso futuro próximo

As tecnologias dos dias atuais cada vez mais fazem parte das nossas tarefas diárias. Por essa razão, o site Mashable decidiu listar as 8 tecnologias que vão ajudar a moldar o futuro da humanidade.

De acordo com Rick Chin, diretor de inovação de produto da SolidWorks, a tecnologia atingirá um grande nível de personalização em apenas 20 anos. E, será nesse momento que a vida das pessoas vai mudar e melhorar a todo momento.

“Nós vamos estar fisicamente mais confortáveis com os móveis que vamos sentar e os produtos que temos, além disso apenas as informações mais relevantes de amigos e familiares nos alcançará. Nosso movimento no mundo digital estará perto de ser telepático”, confirmou Chin.

O diretor de inovação de produtos da SolidWorks considera ainda que várias tecnologias atuais são relevantes para essa visão do futuro. Para ele, elas vão evoluir e se tornarão não só mais poderosas, como também se integrarão às outras tecnologias. Confira abaixo a lista do site Mashable:

1. Smartphones

Smartphone (Foto: Divulgação)

Os smartphones de hoje são tanto um computador como um dispositivo de comunicação. Com uma interface multi-touch e um rápido CPU, eles contêm câmeras, GPS e bússolas. Além disso, permitem calcular e se comunicar a qualquer hora, em qualquer lugar.

No futuro, eles evoluirão para o que chamaremos de computadores pessoais móveis (PMC). E supondo que Rick Chin esteja certo, as CPUs móveis vão ter uma super velocidade. Assim, o PMC e os periféricos pessoais se tornarão a interface de qualquer pessoa para qualquer outro computador que você interagir.

2. 3G e 4G Wireless Broadband

Microcell 3G da AT & T (Foto: Divulgação)

“Quantas barras de sinal eu tenho?”.

Frequentemente, nós verificamos a força do sinal do smartphone enquanto estamos navegando na internet ou no nosso e-mail. Os 3G de hoje e as redes 4G fornecem conexões que são aceitáveis, mas que muitas vezes são interrompidas e isso precisa mudar.

No futuro, a implantação de torres de celular deixará de ser cara e demorada, para ser mais rápida e orgânica. Os provedores de redes sem fio vão debitar mensalmente créditos para se ter dispositivos como o Microcell 3G da AT & T em casa. E com uma quantidade suficiente destes dispositivos, a conexão das redes sem fio se tornará sólida, mesmo em bairros e vilas remotas.

Assim, no futuro, os computadores móveis pessoais (PMCs) não vão precisar de indicadores de intensidade de sinal, porque o acesso sem fio ao 3G e 4G será sólido, rápido e penetrante, além de ultra-rápido.

3. Cloud Computing

Cloud Computing (Foto: Divulgação)

Poucos provedores de tecnologia têm feito um bom trabalho explicando ou prestando serviços que sejam relevantes para a grande massa da população.

Assim, se espera que a computação em nuvem do futuro, mantenha todas as nossas informações pessoais e as aplicações disponíveis em qualquer momento.
Esse tipo de tecnologia vai funcionar, não importando se você estará editando um documento de texto enquanto dirige um trem, ou se apenas está ajustando uma proposta de venda no escritório de um cliente. O importante é que você nunca ficará sem as informações necessárias para concluir a tarefa.

4. Eye-Tracking e Voices Commands

Eye-Tracking e Voice Commands (Foto: Divulgação)

Atualmente, a tecnologia de rastreamento ocular é mais usada nas pesquisas de usabilidade. Ou seja, as empresas tentam descobrir o que os usuários veem assim que abrem uma página da internet. Já o reconhecimento de voz é usado intensamente em produtos que visam transcrever o texto falado.

No futuro, esta tecnologia será combinada com realidade aumentada (AR) e terá o objetivo de criar uma interface de usuário para o seu PMC. O objeto que você ver e as palavras que você falar serão transmitidos para o PMC, que interpretará a sua intenção, e então, transmitirá os resultados de volta para você, seja visualmente e/ou verbalmente.

Um exemplo seria quando olhasse para um restaurante e disesse: “Será que eles têm boas saladas?”, depois de alguns segundos você receberia as informações no seu PMC.

5. Realidade Aumentada

Realidade Aumentada (Foto: Divulgação)

A realidade aumentada de hoje (AR) adiciona textos, símbolos e imagens virtuais em 3D em vídeos. O objetivo disso tudo é torar o vídeo mais informativo e até mais interessante.

De acordo com o site da Mashable, o futuro da AR deverá estar nos óculos. Eles vão projetar imagens sobre as lentes usando componentes que são quase imperceptíveis e é seu PMC que vai exibir as informações sobre os óculos. Por exemplo, se você olhar para um símbolo e dizer alguma coisa, o seu PMC vai atuar sobre a mensagem transmitida e irá minimizar as informações exibidas, limitando-a apenas ao que você precisa saber.

6. Redes Sociais

Redes Sociais (Foto: Divulgação)

As redes sociais que existem hoje, como por exemplo, o Facebook e o Twitter, requerem que os usuários façam um trabalho extra para que aquilo tenha algum valor. Isso significa que devemos administrar toda a nossa comunidade de amigos e seguidores, através de todos os tweets e posts, para aqueles que realmente nos interessam.

No futuro, a gestão da nossa rede será dinâmica e automatizada, o próprio sistema fará as conexões. Como as atualizações dos posts, por exemplo, apenas aqueles relevantes para você naquele exato momento aparecerá no seu PMC. Além disso, as redes sociais também deverão se tornar cada vez mais integradas com outros componentes de nossas vidas digitais, como calendários, livros de endereços e GPS.

7. CAD (Computer-aided design)

CAD (Foto: Divulgação)

O desenho assistido por computador é popular entre os engenheiros, designers e estudantes que geralmente visam a criação de projetos de produtos em 3D. Entretanto, o software é muitas vezes demasiado avançado para o consumidor médio que deseja projetar seu próprios produtos.

No futuro, no entanto, o CAD permitirá que o consumidor médio possa projetar seus próprios produtos personalizados de forma fácil e acessível. Os consumidores terão acesso a um software simples, que será capaz de combinar características pré-definidas. Além disso, eles serão capazes de personalizar ainda mais, adicionando sua própria paleta de cores, imagens, formas e dimensões.

8. Carros autônomos

Carros Autônomos (Foto: Divulgação)

Os carros de hoje trazem uma variedade de assistência ao condutor, mas nada que permita que ele dirija completamente sozinho. Atualmente, você pode obter carros que tenham GPS, apesar dos fabricantes de automóveis de luxo, como Audi, BMW, Mercedes e Volvo fornecerem muito mais.

Em um futuro próximo, os carros serão autônomos, onde o controle do driver será opcional. Mesmo que esse pensamento possa parecer assustador, os carros serão mais seguros do que qualquer veículo que você já imaginou. Isso porque eles vão avaliar constantemente seu ambiente com os seus diversos sensores externos.

Será que vai ser difícil de operar? Provavelmente não. A ideia é que seu PMC funcione como uma interface para qualquer dispositivo, incluindo o seu carro autônomo. Ou seja, ele saberá a sua agenda e catálogo de endereços, e por isso, quando você entrar em seu carro uma hora antes de um compromisso, o GPS do carro irá exibir instantaneamente o endereço de destino e a hora de chegada. Tudo o que você terá que fazer é dizer: “Vamos!”

 

Fonte: Mashable

Sobre Thiago Gamito
É comunicador, músico, eco-chato, provocador, meio nerd e maníaco por compartilhar. Esta sempre pronto para um apocalipse zumbi ou uma invasão alienígena.

Fazer um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: