Display 3D sem tela = holografia

Engenheiros do Instituto Nacional de Ciência Industrial e Tecnologia Avançada (AIST) e da Universidade de Keio, no Japão, desenvolveram um novo sistema de projeção holográfica que transmite imagens 3D sem o uso de telas ou monitores.

O projeto, chamado “Aerial 3D“, funciona ao projetar um laser para um espaço determinado. Essa luz vai estimular as moléculas de oxigênio e nitrogênio contidas no ar, permitindo a exibição de imagens flutuantes. Dessa forma, também é possível criar objetos em 3D que podem ser vistos como se eles fossem reais.

A tecnologia cria cerca de 50 mil pontos por segundo, e tem uma taxa de 10 a 15 FPS (frames/quadros por segundo). No entanto, os responsáveis pelo projeto trabalham para melhorar o sistema em até 24 a 30 FPS (que é a projeção vista em uma tela de TV, por exemplo).

“A maioria das formas de projeção de imagens tridimensionais tem uma tela 2D, o que cria uma falsa ilusão para nossos olhos. Mas o serviço que criamos mostra imagens que pairam no ar e que, por meio de seu sistema, permite a exibição e visualização natural de objetos em 3D”, explica o engenheiro Hayato Watanabe.

Até o momento, as imagens só podem ser reproduzidas com uma única cor – no caso do vídeo de demonstração, a utilizada foi a verde. Porém, fotografias coloridas poderão ser criadas ao utilizar  outros feixes de laser nas cores vermelho e azul.

É claro que essa tecnologia ainda deixa a desejar, já que as imagens não possuem um contorno muito concreto ou realista. Mas é uma porta de entrada interessante para um futuro onde telas e outros dispositivos de visualização não serão mais necessários.

 

Fonte: Olhar Digital

Sobre Thiago Gamito
É comunicador, músico, eco-chato, provocador, meio nerd e maníaco por compartilhar. Esta sempre pronto para um apocalipse zumbi ou uma invasão alienígena.

Fazer um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: