Intel lança processador com seis núcleos

Voltado para gamers, o Core i7-3960X Extreme Edition é o processador para PCs mais rápido da companhia.

A Intel anunciou nesta segunda-feira (14/11) o chip  mais rápido da companhia até hoje lançado para PCs, o processador de seis núcleos Core i7-3960 Extreme Edition, baseado na microarquitetura Sandy Bridge e desenvolvidos para desktops de alto desempenho.

Ao menos no início, o componente é voltado para gamers, que fazem parte do público que adota mais rapidamente as novas tecnologias. Mais núcleos e velocidades de clock maiores “turbinam” os PCs e são essenciais para os jogadores, que demandam muita performance ao executar games com gráficos intensos.

O chip roda a uma velocidade de clock de 3.3 GHz, chegando até 3.9 GHz por núcleo, dependendo da performance requerida. Ele possui 15MB de cache e quatro canais de memória, que são os componentes mais comuns nos chips da Intel até hoje. O processador é cerca de 52% mais rápido em edição de vídeo do que o Core i7-2600k, também baseado em Sandy Bridge e voltado para os entusiastas da área. O desempenho da memória é até 114% melhor, de acordo com a Intel. 

O Core i7-3960X irá suceder o Core i7-990x Extreme Edition, até então o chip mais rápido da Intel, baseado na antiga arquitetura Westmere. O novo Core i7 custa 990 dólares para cada mil unidades, e irá competir com os processadores de oito núcleos FX da AMD, que começaram a chegar no mercado no último mês, e também são voltados aos jogadores.

A Intel e a AMD estão adicionando núcleos e aumentando as velocidades de clock num esforço para alcançar o lugar mais alto do pódio da performance. Em setembro, a AMD demonstrou um FX de oito núcleos rodando a 8.429 GHZ em um sistema, o que teria quebrado o recorde mundial, de acordo com a empresa.

Fonte: IDG News Service

Sobre Thiago Gamito
É comunicador, músico, eco-chato, provocador, meio nerd e maníaco por compartilhar. Esta sempre pronto para um apocalipse zumbi ou uma invasão alienígena.

One Response to Intel lança processador com seis núcleos

  1. Pingback: A evolução dos processadores « Share Maniacs

Fazer um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: